Perfil dos eventos culturais de MT
A pesquisa
Caracterização da Amostra
Características Gerais
Situação em 2020 devido a pandemia da COVID-19
Formas de divulgação
Público
Financiamento de Gastos
Impacto Socioeconômico
Equipe Tecnica
A pesquisa
O levantamento do perfil dos eventos culturais do estado de Mato Grosso foi realizado através de pesquisa de campo (contato telefônico e correio eletrônico) junto às Prefeituras Municipais de Mato Grosso, entre os meses de abril e outubro de 2020. O enfoque foram os eventos periódicos promovidos pelo setor público, mas também foram incluídos na amostra eventos da iniciativa privada cujas informações foram enviadas pelas Prefeituras. No total, obteve-se uma amostra com 166 eventos.
Esse estudo é um dos resultados do projeto de pesquisa “Potencial de Desenvolvimento da Cultura e do Esporte em Mato Grosso”, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais (NuPES) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e vinculado ao projeto “Estado do Amanhã”, executado pela Central dos Organizadores e Realizadores de Eventos do Estado de Mato Grosso (CORDEMATO) em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso.
Relatório técnico de eventos
Perfil dos eventos culturais (Arquivo em PDF)
Caracterização da Amostra
A amostra apresentou características de heterogeneidade, com variação importante na adesão das prefeituras em responder à pesquisa.
Características Gerais
Os eventos culturais da amostra são organizados majoritariamente pelas prefeituras
(88,0%) bem como são preponderantemente locais (56,0%) e regionais (31,9%) sinalizando que o circuito cultural se orienta pela demanda interna a Mato Grosso.
Número de Eventos Segundo:
A música se destaca como a principal atividade, estando presente de forma principal,
secundária ou acessória em 76,5% dos eventos.
A cultura popular e tradicional (45,8%) entretenimento (42,2%) gastronomia (37,3%)
artesanato (26,5%) teatro (24,7%) artes visuais (22,9%) e religião (22,3%) também se
destacaram
88,6% dos eventos ocorrem uma vez ao ano Quanto à organização de edições, a
amostra indica que 22,2% dos eventos foram ofertados antes da década de 2000.
A partir dos anos 2000 tem se o início da organização de 77,8% dos eventos, sendo que
a maioria (50,8%) foram iniciados a partir de 2010.
Número de Eventos segundo:
Situação em 2020 devido a pandemia da COVID-19
Em relação em impactos da pandemia da COVID-19 nos eventos culturais, tem-se que 76% foram cancelados em 2020.
Formas de divulgação
88% dos organizadores de eventos utilizam plataformas de divulgação. As plataformas mais utilizadas são as redes sociais (84,9%) e WhatsApp (71,7%), consideradas tecnologias interativas e de rápida difusão por smartphones, seguido de website (35,5%). A utilização de carro de som (3%) e televisão (2,4%) foi pouco expressiva.
Público
Quanto ao público espectador, a mediana da amostra foi de 2 000 indivíduos por evento Em 63,2% dos eventos, o público foi inferior a 5 000 indivíduos, em 24,7% o público espectador foi acima de 5 000 indivíduos e em 12,0% não houve informação.
56,6% das prefeituras não informaram sobre a presença ou ausência de público externo, mas destaca se o fato de que 28,9% dos eventos receberam turistas.
A ampla maioria dos eventos tem grande impacto local, posto que 72,3% se enquadram como grande porte (15,1%) ou porte especial (57,2%).
Quanto ao público alvo, 87,1% dos eventos são ofertados para público de qualquer idade, indicando ampla possibilidade de inclusão etária.
Financiamento de Gastos
Quanto ao tipo de patrocínio, em 53% dos eventos os recursos foram estritamente públicos e em 21% parceria entre público e privado.
60,2% da amostra não informou se utilizou leis de incentivo, 23,5% não utilizou e 16,3%
utilizou tais recursos, indicando que há um grande potencial de estruturar as atividades
culturais se os recursos de incentivo forem canalizados para esta atividade.
Apenas 3,6% dos eventos indicaram cobrar ingresso, provavelmente relacionado ao
percentual de 2% de eventos organizados pela iniciativa privada Em 41,6% dos eventos a
entrada foi gratuita e em 54,8% essa informação não foi disponibilizada.
Quanto ao potencial de contratação de serviços, apenas 21,1% dos organizadores afirmaram pactuar contratos. A atividade econômica mais preponderante foram os serviços de sonorização (12,0%), iluminação (9,6%), músicos (8,4%), palco (7,8%), aluguel de banheiros químicos (5,4%), segurança (4,8%) e publicidade (3,0%).
Impacto Socioeconômico
36,7% dos organizadores preveem que ocorra investimento em infraestrutura no município Da amostra, 57,2% acreditam no potencial dos eventos culturais em gerar negócios para a economia local, 64,5% afirmam contribuir para valorização da cultura local e 42,8% acreditam que os eventos incentivam a participação da população local na organização.
Quanto à expansão, 67% dos organizadores pretendem dilatar pelo menos uma dimensão ou característica do evento. Para 54,2% dos organizadores a intenção é expandir o número de atrações, 34,9% pretendem melhorar o plano de mídia, 30,7% pretendem expandir a área e o público do evento.
Equipe Tecnica
Pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais (NuPES) – UFMT
– Carla Cristina Rosa de Almeida (Coordenadora da pesquisa)
– Alexandre Magno de Melo Faria
– Charline Dassow
– Francisco Xavier Freire Rodrigues
Pesquisadores contratados para esta pesquisa
– Gustavo Henrique Pedroso
– Leonardo Castro de Magalhães Zardo
– Murilo de Souza Alves
Contato: NUPES/UFMT: nupes@ufmt.br