Perfil dos eventos culturais de MT
A pesquisa
Caracterização da Amostra
Características Gerais
Situação em 2020 devido a pandemia da COVID-19
Formas de divulgação
Público
Financiamento de Gastos
Impacto Socioeconômico
Equipe Tecnica
A pesquisa
O levantamento do perfil dos eventos culturais do estado de Mato Grosso é um dos resultados do projeto de pesquisa “Potencial de Desenvolvimento da Cultura e do Esporte em Mato Grosso”, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais (NUPES) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer – SECEL-MT e financiado pela Central dos Organizadores e Realizadores de Eventos do Estado de Mato Grosso (CORDEMATO). O mapeamento foi realizado através de pesquisa de campo (contato telefônico e correio eletrônico) junto as Prefeituras Municipais de Mato Grosso, entre os meses de maio e outubro de 2020, totalizando 166 respostas. O enfoque foram os eventos promovidos pelo setor público, mas os eventos da iniciativa privada também foram incluídos.
Caracterização da Amostra
A amostra apresentou características de heterogeneidade, com variação importante na adesão das prefeituras em responder à pesquisa. As Regiões de Planejamento (RP’s) com menor discrepância são Noroeste 1, Norte, Sudeste, Oeste, Centro, Noroeste 2 e Centro-Norte em que provavelmente a amostra reflete as características locais. As RP’s com maior discrepância são Nordeste, Leste, Sul, Sudoeste e Centro-Oeste. Destacam-se as RP’s Sul e Sudoeste que apresentaram reduzido percentual de eventos em relação à população.
Características Gerais
Os eventos culturais são organizados pelas prefeituras (88%), demonstrando uma fragilidade do mercado e uma importante lacuna de empreendimentos particulares, apesar da iniciativa privada estar mais atuante nos eventos culturais do que nos esportivos.
Os eventos são preponderantemente locais (56%) e regionais (32%), sinalizando que o circuito cultural se orienta pela demanda interna a Mato Grosso.
Do total de 677 segmentos culturais identificados, a música se destaca como a principal atividade, estando presente de forma principal, secundária ou acessória em 76,5% dos eventos. A cultura popular e tradicional (45,8%), entretenimento (42,2%), gastronomia (37,3%), artesanato (26,5%), teatro (24,7%), artes visuais (22,9%) e religião (22,3%) também se destacaram estando presentes de forma principal, secundária ou acessória nos eventos
Quanto à periodicidade, 88% dos eventos ocorrem uma vez ao ano.
Quanto à organização de edições, a amostra indica que 22% dos eventos foram ofertados antes da década de 2000. A partir dos anos 2000, tem-se o início da organização de 78% dos eventos, sendo que a maioria (51%) foram iniciados a partir de 2010. De forma similar aos eventos esportivos, a maioria dos eventos culturais tem uma curva de aprendizagem recente.
Situação em 2020 devido a pandemia da COVID-19
Em relação em impactos da pandemia da COVID-19 nos eventos culturais, tem-se que 76% foram cancelados em 2020.
Formas de divulgação
88% dos organizadores de eventos utilizam plataformas de divulgação. As plataformas mais utilizadas são as redes sociais (84,9%) e WhatsApp (71,7%), consideradas tecnologias interativas e de rápida difusão por smartphones, seguido de website (35,5%). A utilização de carro de som (3%) e televisão (2,4%) foi pouco expressiva.
Público
Quanto ao público-alvo, 87,1% dos eventos são ofertados para público de qualquer idade, indicando ampla possibilidade de inclusão etária.
Quanto ao público espectador, a mediana da amostra foi de 2000 indivíduos por evento. Em 63,2% dos eventos, o público foi inferior a 5000 indivíduos. Em 24,7% dos eventos o público espectador foi acima de 5000 indivíduos. Em 12,0% não houve informação.
57% das prefeituras não informaram da presença ou ausência de público externo, mas destaca-se o fato de que 29% dos eventos receberam turistas e 32% dos eventos são de abrangência regional.
A ampla maioria dos eventos tem grande impacto local, posto que 72,3% se enquadram como grande porte (15,1%) ou porte especial (57,2%).
Financiamento de Gastos
Quanto ao tipo de patrocínio, em 53% dos eventos os recursos foram estritamente públicos e em 21% parceria entre público e privado.
A maioria dos organizadores de eventos culturais não informaram se utilizaram algumas das leis de incentivo (60% da amostra), 24% não utilizaram e 16% utilizaram recursos de lei de incentivo, indicando que há um grande potencial de estruturar as atividades culturais se os recursos de incentivo forem canalizados para esta atividade.
Apenas 4% dos eventos indicaram cobrar ingresso, provavelmente relacionado ao percentual de 2% de eventos organizados pela iniciativa privada. Em 41% a entrada foi gratuita e em 55% da amostra essa informação não foi disponibilizada.
Quanto ao potencial de contratação de serviços, apenas 21,1% dos organizadores afirmaram pactuar contratos. A atividade econômica mais preponderante foram os serviços de sonorização (12,0%), iluminação (9,6%), músicos (8,4%), palco (7,8%), aluguel de banheiros químicos (5,4%), segurança (4,8%) e publicidade (3,0%).
Impacto Socioeconômico
Quanto aos impactos socioeconômicos dos eventos culturais, 36,7% dos organizadores preveem que ocorra investimento em infraestrutura no município. Da amostra, 57,2% acreditam no potencial dos eventos culturais em gerar negócios para a economia local, 64,5% dos organizadores os eventos auxiliam na valorização da cultura local e 42,8% acreditam que os eventos incentivam a participação da população local na organização.
Quanto à expansão, 67% dos organizadores pretendem dilatar pelo menos uma dimensão ou característica do evento. Para 54,2% dos organizadores a intenção é expandir o número de atrações, 34,9% pretendem melhorar o plano de mídia, 30,7% pretendem expandir a área e o público do evento.
Equipe Tecnica
Pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais (NuPES) – UFMT
– Carla Cristina Rosa de Almeida (Coordenadora da pesquisa)– Alexandre Magno de Melo Faria
– Charline Dassow
– Francisco Xavier Freire Rodrigues
Pesquisadores contratados pela CORDEMATO
– Gustavo Henrique Pedroso
– Leonardo Castro de Magalhães Zardo
– Murilo de Souza Alves
Contato: NUPES/UFMT: nupes@ufmt.br