Perfil dos eventos Esportivos de MT
A pesquisa
Caracterização da Amostra
Características Gerais
Situação em 2020 devido a pandemia da COVID-19
Formas de divulgação
Público
Financiamento de Gastos
Impacto Socioeconômico
Equipe Tecnica
A pesquisa
O levantamento do perfil dos eventos esportivos do estado de Mato foi realizado através de pesquisa de campo (contato telefônico e correio eletrônico) junto as Prefeituras Municipais de Mato Grosso, entre os meses de abril e outubro de 2020. O enfoque foram os eventos periódicos promovidos pelo setor público, mas os eventos da iniciativa privada também foram incluídos na amostra. No total, obteve-se uma amostra com 262 eventos.
Esse estudo é um dos resultados do projeto de pesquisa “Potencial de Desenvolvimento da Cultura e do Esporte em Mato Grosso”, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais (NuPES) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e vinculado ao projeto “Estado do Amanhã”, executado pela Central dos Organizadores e Realizadores de Eventos do Estado de Mato Grosso (CORDEMATO) em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso.
Relatório técnico de eventos
Perfil dos eventos culturais (Arquivo em PDF)
Caracterização da Amostra
A amostra abrangeu eventos de todas as Regiões de Planejamento (RP) do estado, mas mostrou variação importante na adesão das prefeituras em responder à pesquisa.
Destacam se as RP’s Leste e Oeste que apresentaram grande percentual de eventos em relação à população, além da região Sul que concentra a maior população relativa, porém, com reduzida amostra de eventos.
Características Gerais
A maioria dos eventos esportivos são organizados pelas prefeituras (95,8%) e
preponderantemente locais (67,6%) e regionais (27,1%).
Dos 262 eventos organizados, em mais de 50 deles as diversas modalidades de futebol
estão presentes, com destaque para o futsal que é verificado em cerca de um terço de todos os eventos Outras modalidades que também se destacam são o voleibol e voleibol de praia (21,7%) handebol (10,3%) atletismo (8,4%) basquete (7,3%) e ciclismo (3,8%).
Quanto à periodicidade, 87% dos eventos ocorrem uma vez ao ano e 0,8% a cada dois anos. Os eventos que ocorrem mais de uma vez ao ano são semestrais (7,6%) e trimestrais (2,3%). A maioria dos eventos (57,5%) começaram a ser editados a partir da década de 2010.
Situação em 2020 devido a pandemia da COVID-19
84,4% dos eventos foram cancelados devido a pandemia da Covid-19 e apenas 7,6% foram realizados no ano de 2020.
Formas de divulgação
89,3% utilizam plataformas de divulgação, sendo que as plataformas mais utilizadas são WhatsApp (80,9%) e redes sociais (76,7%).
Público
Quanto ao público, a mediana foi de 300 indivíduos por evento, sendo que em 28,6% o público foi de 201 a 500 indivíduos e 22,1% entre 101 e 200 indivíduos.
A população adulta tem sido o principal público alvo dos eventos esportivos (45,0%) seguida da população juvenil (58,8%) infantil (17,6%) e dos idosos (5,3%)
Financiamento de Gastos
56,9% dos recursos utilizados para a realização dos eventos vieram de fontes públicas e
26,7% provenientes de parceria entre público e privado.
A maioria dos organizadores de eventos esportivos (63,4%) não informaram se utilizam alguma lei de incentivo, sendo que apenas (10,7%) afirmaram utilizar esses recursos.
Somente 1,5% dos eventos indicaram cobrar ingresso, em 23¨,3% a entrada foi gratuita e em 75,2% essa informação não foi disponibilizada
Cerca de 57,3% dos organizadores afirmaram pactuar contratos de serviços para a realização dos eventos. A atividade econômica mais preponderante foram os serviços de arbitragem (58,7%), premiação (23,3%) e troféus/medalhas (10,7%).
Impacto Socioeconômico
Sobre os impactos socioeconômicos, os organizadores preveem que os eventos desencadeiem investimentos em infraestrutura no município (46,2%) e geração de negócios para a economia local (51,5%).
Ademais, 85% dos organizadores de eventos também acreditam que as competições contribuem coma valorização do esporte local, bem como 48,9% acreditam que os eventos incentivam a participação da população local na organização.
A pretensão de expansão dos eventos foi declarada por 72,1% dos organizadores, com destaque para expansão o número de atrações (59,2%) e melhoria no plano de mídia (35,9%).
Equipe Tecnica