Perfil dos eventos Esportivos de MT
A pesquisa
Caracterização da Amostra
Características Gerais
Situação em 2020 devido a pandemia da COVID-19
Formas de divulgação
Público
Financiamento de Gastos
Impacto Socioeconômico
Equipe Tecnica
A pesquisa
O levantamento do perfil dos eventos esportivos do estado de Mato foi realizado através de pesquisa de campo (contato telefônico e correio eletrônico) junto as Prefeituras Municipais de Mato Grosso, entre os meses de abril e outubro de 2020. O enfoque foram os eventos periódicos promovidos pelo setor público, mas os eventos da iniciativa privada também foram incluídos na amostra. No total, obteve-se uma amostra com 262 eventos. Esse estudo consiste em um dos resultados do projeto de pesquisa “Potencial de Desenvolvimento da Cultura e do Esporte em Mato Grosso”, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais (NUPES) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer – SECEL-MT e financiado pela Central dos Organizadores e Realizadores de Eventos do Estado de Mato Grosso (CORDEMATO).
Caracterização da Amostra
A amostra abrangeu eventos de todas as Regiões de Planejamento (RP) do estado, mas mostrou variação importante na adesão das prefeituras em responder à pesquisa. Destacam-se as RP’s Leste e Oeste que apresentaram grande percentual de eventos em relação à população, além da região Sul que concentra a maior população relativa com reduzida amostra de eventos.
Características Gerais
A grande maioria dos eventos esportivos são organizados pelas prefeituras (96%) e são preponderantemente locais (68%) e regionais (27%).
Dos 262 eventos organizados, em mais de 50% deles as diversas modalidades de futebol estão presentes, com destaque para o futsal que é verificado em cerca de um terço de todos os eventos. Outras modalidades destacadas presentes em eventos são o voleibol e voleibol de areia (21,4%), handebol (10,7%), atletismo (8,8%), basquete (7,3%) e ciclismo (4,2%).
Do total de 677 segmentos culturais identificados, a música se destaca como a principal atividade, estando presente de forma principal, secundária ou acessória em 76,5% dos eventos. A cultura popular e tradicional (45,8%), entretenimento (42,2%), gastronomia (37,3%), artesanato (26,5%), teatro (24,7%), artes visuais (22,9%) e religião (22,3%) também se destacaram estando presentes de forma principal, secundária ou acessória nos eventos
Quanto à periodicidade, 87% dos eventos ocorrem uma vez ao ano e 1% a cada dois anos. Os eventos que ocorrem mais de uma vez ao ano são semestrais (8%) e trimestrais (1%). A maioria dos eventos (57,0%) começaram a ser editados a partir da década de 2010.
Situação em 2020 devido a pandemia da COVID-19
Em relação em impactos da pandemia da COVID-19 nos eventos esportivos, tem-se que 76% foram cancelados em 2020.
Formas de divulgação
89% utilizam plataformas de divulgação, sendo que as plataformas mais utilizadas são WhatsApp (80,9%) e redes sociais (76,7%).
Público
A população adulta tem direcionado à sua disposição 45,0% dos eventos esportivos, a população infantil e juvenil a 58,8% e os idosos 5,3%. Registrou-se que 22% dos eventos receberam turistas e 12% não foram atrativos para público externo. Quanto ao público, a mediana foi de 300 indivíduos por evento, sendo que em 28,6% o público foi de 201 a 500 indivíduos e 22,1% entre 101 e 200 indivíduos.
Financiamento de Gastos
57% os recursos pra patrocinar foram estritamente públicos e em 27% parceria entre público e privado. A maioria dos organizadores de eventos esportivos (36%) não informaram se utilizam alguma lei de incentivo e apenas 11% da amostra afirmaram utilizar desses recursos. Apenas 2% dos eventos indicaram cobrar ingresso, em 23% a entrada foi gratuita e em 75% da amostra essa informação não foi disponibilizada.
Cerca de 57% dos organizadores afirmaram pactuar contratos de serviços para a realização dos eventos. A atividade econômica mais preponderante foram os serviços de arbitragem (59%), premiação (23%) e troféus/medalhas (11%).
Impacto Socioeconômico
Sobre os impactos socioeconômicos, os organizadores preveem que os eventos desencadeiem investimentos em infraestrutura no município (46,2%) e geração de negócios para a economia local (51,5%). 85% dos organizadores de eventos também acreditam que as competições contribuem coma valorização do esporte local, bem como 48,9% acreditam que os eventos incentivam a participação da população local na organização. A pretensão de expansão dos eventos foi declarada por 72% dos organizadores, com destaque para expansão o número de atrações (59,2%) e melhoria no plano de mídia (35,9%).
Equipe Tecnica
Pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais (NuPES) – UFMT
– Carla Cristina Rosa de Almeida (Coordenadora da pesquisa)– Alexandre Magno de Melo Faria
– Charline Dassow
– Francisco Xavier Freire Rodrigues
Pesquisadores contratados pela CORDEMATO
– Gustavo Henrique Pedroso
– Leonardo Castro de Magalhães Zardo
– Murilo de Souza Alves
Contato: NUPES/UFMT: nupes@ufmt.br