Nova lei cria Fórum para discutir e planejar desenvolvimento de MT

Nova lei cria Fórum para discutir e planejar desenvolvimento de MT


Já está em vigor em Mato Grosso uma nova legislação aprovada pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa que cria o Fórum Mato-grossense de Desenvolvimento Regional. A entidade será fundamental para alavancar parcerias, elaborar planos e projetos que fomentem os potenciais de cada região do estado. Um dos pontos interessantes da iniciativa é que a lei, sancionada pelo governador Mauro Mendes, pretende trabalhar as políticas públicas de forma articulada e integrada.

Ou seja, além da contribuição dos Poderes e instituições, a iniciativa privada e as organizações sociais civis também vão participar deste novo momento econômico de Mato Grosso. A proposta foi apresentada na Assembleia pelo deputado Thiago Silva. De acordo com o deputado Thiago Silva, o próximo passo é realizar audiências públicas nas regiões Noroeste, Oeste, Sudeste, Araguaia, Norte, Médio-Norte, Xingu e Baixada Cuiabana para a criação de ações e projetos que promovam o crescimento econômico e social de forma igualitária em todo o estado.

A Estado do Amanhã dá destaque para essa iniciativa aqui na plataforma porque entende que o Fórum tem tudo a ver com o nosso novo curso de capacitação, que será lançado nesta quinta-feira (21). Com o tema Gestão da Logística aplicada ao setor público, as aulas serão ministradas pela professora universitária Cristiane Torres Albuquerque, que é administradora e também formada em Direito. Além de empresária, atua como consultora jurídica em políticas públicas do governo de Mato Grosso desde 2019.

O Fórum terá caráter deliberativo, sendo presidido por um membro indicado pela Assembleia Legislativa e composto, obrigatoriamente, por representantes do Executivo estadual; da Ordem dos Advogados do Brasil em Mt; do Conselho Regional de Economia; Associação dos Municípios Mato-grossenses; Organizações Não Governamentais que tenham afinidade com os temas tratados na legislação; Federação das Indústrias de MT; Universidade Federal de Mato Grosso; Famato e União das Câmaras Municipais do estado. No âmbito do Poder Executivo, as ações devem ser coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Vale lembrar que em seu primeiro ciclo de pesquisas, a Estado do Amanhã realizou um levantamento e alcançou números inéditos, mapeando 1.979 eventos culturais e esportivos geradores de fluxo turístico realizados com envolvimento das prefeituras, nos 141 municípios no estado de Mato Grosso. Dessa forma, as informações coletadas poderão ajudar o Fórum de Desenvolvimento Regional.

Potencial mato-grossense

A grande produção estadual, acima da capacidade de consumo da população mato-grossense, ainda não foi capaz de desenvolver as estruturas regionais e alavancar elevado grau de bem-estar da população e o Fórum Regional irá trabalhar projetos e alternativas viáveis que possam propiciar o desenvolvimento social e econômico, garantindo qualidade de vida para os mais de 3 milhões de habitantes do Estado.

Em Mato Grosso, a estrutura produtiva regional vem se modificando rapidamente, sobrepondo novos modelos produtivos sobre os antigos e buscando se manter inserida em um ambiente de competição internacional. O questionamento da sociedade é se essa estrutura em movimento poderá criar um novo cenário socioeconômico que garanta outro modelo de desenvolvimento, capaz de incluir os grupos sociais marginalizados e ao mesmo tempo manter a estrutura e a funcionalidade dos ecossistemas regionais.

“A nossa preocupação é com o aumento contínuo das diferenças regionais. Enquanto algumas regiões estão em franco crescimento, outras encontram dificuldades de atração de novas empresas por falta de infraestrutura e apoio de incentivos fiscais. Com a possibilidade da implantação de novas rodovias e ferrovias, será necessário analisar o impacto e benefícios para o estado. Além disto, trabalhar a diversificação da economia local, incentivar a industrialização e o investimento em inovação e tecnologia”, destaca o deputado.

MultiPlataforma

Estado do amanhã
Somos uma multiplataforma de pesquisas e tecnologia da informação para criação de soluções digitais e ensino a distância voltada aos profissionais da economia criativa, gestores de organizações da sociedade civil e da administração pública.
Mais detalhes
Cursos selecionados
Cursos
  • Nenhum curso foi selecionado.